Publicado em 10 dezembro de 2025 às 18:47
O dia 10 de dezembro marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse documento histórico, composto por 30 artigos, estabelece princípios fundamentais, entre eles o Artigo 2, que afirma que “todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”.
É fundamental que a atuação das profissionais de Psicologia esteja em consonância com os direitos humanos. O Código de Ética Profissional da Psicóloga traz princípios baseados no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano. Diante disso, é importante saber… Onde estão os direitos humanos na sua prática?
O Brasil vem apresentando uma conjuntura social marcada por diversas violações de direitos, em diferentes áreas, acompanhadas pelo crescimento de discursos de ódio que afetam especialmente grupos socialmente vulnerabilizados, como mulheres, povos indígenas, pessoas LGBTQI+, população negra e pessoas com deficiência. Esse cenário tem contribuído para o aumento dos índices de assassinatos e de outras formas de violência. No que diz respeito à Psicologia, é imprescindível que as profissionais reconheçam o sofrimento psíquico decorrente dessas violações.
Nesse sentido, o Sistema Conselhos de Psicologia tem buscado desenvolver estratégias para orientar a categoria sobre como identificar e atuar diante dessas situações. Confira alguns materiais:
CRP-03: Psicologia e Direitos Humanos
CRP-03: A Psicologia como pilar dos Direitos Humanos
CRP-03: Seminário Direito das Humanas: Qual o lugar das mulheres nos Direitos Humanos?
CRP-02: Psicologia e Direitos Humanos
CRP-SP: Seminário “Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos”
CRP-RS: Psicologia, democracia, justiça e direitos humanos.
CFP: Entre Nós – Direitos Humanos
CFP: Os direitos humanos na prática profissional dos psicólogos
No dia de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reafirma o seu compromisso com a promoção e a defesa dos direitos humanos em todas as suas ações.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
A Psicologia comprometida com os Direitos Humanos
O dia 10 de dezembro marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a Assembleia Geral das Nações […]
Publicado em 10 dezembro de 2025 às 18:47Café Psi: Alagoinhas e Região
A Comissão de Interiorização (COMINTER) do CRP-03 convida a categoria para Café Psi: Alagoinhas e Região que acontece no dia […]
Publicado em 10 dezembro de 2025 às 18:4732 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)
Em 7 de dezembro de 1993, foi promulgada a Lei nº 8.742, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). […]
Publicado em 10 dezembro de 2025 às 18:47